Por Guto Bastos

Baseado no conto homônimo de Stephen King, O Macaco (2025) chegou aos cinemas em 2025 com a proposta de misturar horror sobrenatural com doses generosas de humor negro. Dirigido por Osgood Perkins e estrelado por Theo James, o filme oferece uma experiência intensa e sangrenta.

A história gira em torno dos irmãos gêmeos Bill e Hal, ambos interpretados por Theo James. Ainda na infância, eles descobrem um antigo brinquedo no sótão do pai, um macaco de corda, daqueles que batem pratos. Mas esse não é um brinquedo qualquer, a cada vez que o macaco entra em ação, alguém morre de forma terrível. A maldição marca profundamente a infância dos irmãos, e mesmo quando adultos, eles não conseguem escapar completamente do trauma. Quando o brinquedo reaparece anos depois, a ameaça volta com força total, colocando em risco todos ao redor.


O longa transita entre o horror gráfico e um humor ácido. O Macaco não tem medo de exagerar. As mortes são grotescas, exageradas e muitas vezes tão absurdas que provocam riso. Em muitos momentos, talvez por conta disso, o filme fica sem pé nem cabeça, tirando um pouco o espectador da história.


A direção de Perkins é estilizada, com uma fotografia que brinca com tons sombrios e cores saturadas. Seu currículo como diretor não é muito extenso, dentre os filmes de maior destaque temos Longlegs – Vínculo Mortal (2024) e Maria e João: O conto das bruxas (2020). Um ponto positivo é o desempenho do elenco. Theo James impressiona ao dar vida a dois personagens distintos, e Tatiana Maslany também se destaca como Lois Shelburn, trazendo carisma e força para a trama.


O filme também causou burburinho antes mesmo de sua estreia, o trailer foi barrado em diversas emissoras de TV nos Estados Unidos por conter cenas consideradas “violentas demais”. A estratégia, claro, funcionou a favor da divulgação, o trailer viralizou nas redes sociais e acumulou mais de 100 milhões de visualizações em poucos dias.

Se você gosta de filmes de terror que saem do comum, com uma boa dose de exagero, mortes criativas e aquele toque de humor sombrio, O Macaco pode ser uma ótima pedida. 

NOTA 

Confira o trailer de O Macaco (2025)

Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:


O Macaco (2025)

IMDB – 5,9/10

https://www.imdb.com/pt/title/tt27714946/?ref_=fn_all_ttl_1

LETTERBOXD – 2,7/5

https://letterboxd.com/film/the-monkey-2025

ROTTEN TOMATOES – 77% Crítica / 55% Público

https://www.rottentomatoes.com/m/the_monkey

Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!! 

E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial




Onde o vasto universo do entretenimento entra em cena!

2025 Universo em cena -Todos os direitos reservados.