
Por Guto Bastos
Como escrevi no texto da Warner Bros, caso não leu, clica aqui (Link). Arrumando os arquivos na minha HD externa, me deparei com muitas fotos de uma viagem que fiz com minha esposa para a Califórnia em julho/2011. Dentre vários pontos turísticos que visitamos, conhecemos a prisão de Alcatraz.
Uma das prisões mais famosas (senão a mais famosa) fica localizada na baía da cidade de São Francisco, no estado americano da Califórnia. Alcatraz é mundialmente conhecida, não apenas por ter sido um presídio de segurança máxima, mas também como cenário de filmes e séries.

Alguns filmes usaram o presídio em suas histórias, como Fuga em Alcatraz (1979) com Clint Eastwood e A Rocha (1996) com Nicolas Cage. Teve também série de TV, como o seriado Alcatraz (2012) de J.J. Abrams, criador de Lost, que não passou da primeira temporada.
No começo, Alcatraz foi uma base militar criada para proteger a cidade de São Francisco, mas em 1934, virou prisão federal e abrigava os mais perigosos criminosos dos Estados Unidos. Várias “personalidades” do mundo do crime passaram por Alcatraz, entre elas estão: Al Capone, George “Machine Gun” Kelly, Alvin Karpis e Arthur “Doc” Barker.

Na Rocha, como era conhecida, o prisioneiro tinha quatro direitos: alimentação, vestuário, abrigo e assistência médica. Ao longo de sua história, algumas tentativas de fugas foram registradas, mas oficialmente nenhuma foi bem sucedida.
Existem cinco prisioneiros que foram dados como “desaparecidos e provavelmente morreram afogados”, assim, fica a curiosidade se eles realmente conseguiram fugir da prisão mais segura do mundo.


O presídio foi desativado em 1963, por conta do alto custo para manter o funcionamento. Em 1973, Alcatraz foi aberto ao público e virou um dos maiores pontos turísticos da cidade e recebe por ano cerca de um milhão de visitantes.
O passeio para Alcatraz custava US$38,00 de dia e US$45,00 à noite. O ideal era garantir o ingresso com antecedência, pois corria o risco de chegar lá e não ter mais como embarcar para a ilha. Chegando à Rocha, o visitante fica livre para desbravar a ilha, mas algumas instalações da época só podem ser vistas por fora, por conta do estado de conservação.

O melhor do passeio fica no prédio principal, onde as celas, o refeitório e outros locais que os presos e guardas circulavam podem ser visitados, alguns deles até decorados como era na época. E para não ficar perdido, é só pegar o rádio com fone de ouvido para saber mais a história de Alcatraz. E o melhor, não pagava nada a mais por isso e tinha até áudio em português. O que ajuda bastante a entender mais da história do local.


Coisas relacionadas à história também estão expostas, como uniformes dos guardas, armas e objetos utilizados para manter a ordem no local. Muitas das coisas ainda estavam preservadas.


Alcatraz é um passeio imperdível e não deve ficar de fora de nenhum roteiro de viagem que inclua a cidade de São Francisco no roteiro. Claro que não é só isso para se fazer na cidade, tem atrações para todos os gostos e bolsos.
Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!!
E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial