Por Guto Bastos

Lançado em julho de 2025 pela Prime Video, Chefes de Estado (2025) é uma comédia de ação que aposta na fórmula consagrada dos “buddy movies”, aqueles filmes onde dois personagens completamente diferentes são forçados a trabalhar juntos. Se você se lembrou de Máquina Mortífera (1987) está correto, a fórmula é a mesma.

Com Idris Elba e John Cena nos papéis principais, o longa entrega um entretenimento leve, cenas de ação exageradas e química entre os protagonistas. E claro, John Cena sendo John Cena, ele poderia até ter entrado no TOP 5 atores que fazem sempre o mesmo papel, se ainda não conferiu a lista, clique aqui.


Na trama, Idris Elba interpreta Sam Clarke, o primeiro-ministro do Reino Unido, enquanto John Cena vive Will Derringer, o presidente dos Estados Unidos, aqui um ex-astro de filmes de ação que agora ocupa o cargo mais poderoso do planeta. Os dois são rivais declarados, constantemente trocando farpas diante da imprensa, o que coloca em risco a tradicional aliança entre seus países. No entanto, uma ameaça global coloca ambos na mira de um inimigo em comum, e eles são obrigados a trabalhar juntos para evitar uma catástrofe. 

O filme mistura cenas de ação explosivas com direito a quedas de avião, perseguições e saltos de helicóptero com momentos de comédia debochada e diálogos afiados. Uma das personagens que equilibra essa dinâmica é Noel Bissett (Priyanka Chopra Jonas), agente do serviço secreto britânico e ex-romance do personagem de Elba. Já Jack Quaid interpreta Marty Comer, um agente da CIA recluso e excêntrico, que entra na história com um estilo peculiar e cômico.


Dirigido por Ilya Naishuller, que também dirigiu filmes como Hardcore: Missão Extrema (2015) e Anônimo (2021), Chefes de Estado (2025) tem bons momentos mas não consegue trazer nada de novo para esse tipo de filme de ação.

Apesar de sua proposta não ser fazer críticas políticas profundas, o filme brinca com temas atuais como a rivalidade entre líderes, a imagem pública dos políticos e o poder da mídia. Ao mesmo tempo, evita se posicionar de forma ideológica, preferindo focar na diversão e no absurdo de suas cenas.


Com ritmo acelerado, Chefes de Estado é aquele tipo de filme para quem quer se divertir sem pensar muito. Uma mistura de ação, política e humor, mas sem trazer novidade ao gênero. 

NOTA 


Confira o trailer de Chefes de Estado (2025)

Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:


Chefes de Estado (2025)

IMDB – 6,4/10

https://www.imdb.com/pt/title/tt13357520/?ref_=nm_flmg_job_1_cdt_t_2

LETTERBOXD – 2,7/5

https://letterboxd.com/film/heads-of-state

ROTTEN TOMATOES – 68% Crítica / 70% Público

https://www.rottentomatoes.com/m/heads_of_state

Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!! 

E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial




Onde o vasto universo do entretenimento entra em cena!

2025 Universo em cena -Todos os direitos reservados.