
Por Guto Bastos
Sabe aquele momento em que você senta no sofá e confere os lançamentos dos streamings? Foi assim que comecei a assistir Confinado (2025). O filme é um suspense psicológico e claustrofóbico, onde acontece um duelo tenso entre vítima e carrasco, protagonizado por Bill Skarsgård e Anthony Hopkins. Como nesse filme, temos muitos outros do mesmo gênero em que a história se passa praticamente toda em um único ambiente. Uma tarefa difícil para manter o interesse de quem está assistindo.
Dirigido por David Yarovesky, que tem no currículo o filme Brightburn: Filho das Trevas (2019), o longa transforma um roubo num carro de luxo, em um jogo de sobrevivência. Eddie (Bill Skarsgård), típico personagem de um pai desacreditado e sem perspectiva financeira, vê no veículo estacionado a chance de mudar de vida. O que ele não sabe é que está prestes a entrar numa armadilha mortal. O dono do carro, William (Anthony Hopkins), arquitetou um plano para punir quem tentasse roubar seu veículo, fazendo com que sua SUV se tornasse uma cela sobre rodas.

E a partir daí começa a se desenrolar toda a trama do filme. Conhecemos um pouco mais dos dois personagens e suas motivações para estarem naquela situação. As atuações não são dignas de Oscar, mas se sustentam ao longo da história. Hopkins atua novamente com aquela aura sombria que muitos associam ao seu clássico Hannibal Lecter, um manipulador, sádico e carregado de moral distorcida. Já Skarsgård abandona maquiagens e aparências para entregar uma performance mais realista. Eddie parece real, humano e vulnerável em muitos momentos.
Yarovesky usa a limitação espacial como recurso narrativo. A câmera circula, se aproxima, se afasta. Nesse ponto, a movimentação de câmera dentro do carro me chamou atenção, mesmo que por um breve momento. Tudo para te aprisionar junto com o personagem. A tensão se reflete nas escolhas visuais e sonoras: barulho abafado, cortes abruptos, clima opressor, cenas de violência gráfica. É desconfortável propositalmente.

No entanto, apesar da ambientação e da motivação dos personagens, o roteiro acaba não explorando todo o potencial. Após um bom início de filme, a narrativa se torna convencional e não traz muita novidade ao gênero. Todo o conflito que foi criado vai se perdendo na tentativa de escalonar cada vez mais a violência e tentar chocar o público, trazendo uma conclusão óbvia, que você já imagina na metade do filme.

Mas ainda assim, Confinado (2025) tem seus bons momentos. É aquele filme de suspense de certa forma previsível, mas que diverte. Sua atmosfera sufocante, a dinâmica entre dois atores, e o ambiente simbólico do carro transformado em prisão fazem do filme uma boa pedida para quem está procurando um suspense no streaming. O filme está disponível no Prime Video para quem quiser conferir.
NOTA

Confira o trailer de Confinado (2025)
Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:
Confinado (2025)
IMDB – 5,8/10
https://www.imdb.com/pt/title/tt26671996/?ref_=nv_sr_srsg_7_tt_4_nm_4_in_0_q_locke
LETTERBOXD – 2,7/5
https://letterboxd.com/film/locked-2025/
ROTTEN TOMATOES – 65% Crítica / 73% Público
https://www.rottentomatoes.com/m/locked
Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!!
E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial