Por Guto Bastos

Arrumando os arquivos na minha HD externa, me deparei com muitas fotos de uma viagem que fiz com minha esposa para a Califórnia em julho/2011. Como é bom poder reviver as lembranças dessa viagem através das muitas fotos tiradas naquela época. Como gosto muito de cinema, um dos passeios que mais gostei de fazer, foi visitar os estúdios da Warner Bros. Abaixo, conto um pouco mais sobre essa experiência.

Um pouco de contexto

A Warner Bros. foi fundada em 1923 pelos irmãos Albert, Harry, Jack e Sam Warner. Com produções para o cinema e TV, o estúdio tem em seu currículo sucessos de bilheteria como O Exorcista, Superman, Matrix, Senhor dos Anéis, Universo DC, e a multimilionária franquia de Harry Potter, entre muitos outros.

Já na telinha não é diferente, Friends, Two and a Half Man, The Big Bang Theory estão entre as mais famosas. E quem não conhece o Pernalonga, Patolino e companhia, eles também fazem parte dessa história. Isso só para citar alguns.

Vamos ao Tour

Os estúdios da Warner ficam em Burbank, uma cidade do condado de Los Angeles, Califórnia. Como o consumismo impera nos Estados Unidos, o ponto de encontro é em uma loja, com vários itens temáticos das produções do estúdio, como canetas, chaveiros, camisetas, canecas e muitos outros itens para fãs.

O tour, que teve a duração de duas horas e quinze minutos, começa com um vídeo sobre a história da Warner. Depois, somos encaminhados ao local onde são feitos os filmes e as séries de TV.

A primeira parada é a cidade cenográfica, onde é utilizada como locação em vários longas-metragens e séries. Cada lugar pode se transformar em uma cidade diferente, dependendo do que o roteiro exige.

Após conhecermos um pouco as locações, fomos ao museu da Warner que tinha suas regras bem claras: “É proibido tirar foto, filmar e não pode encostar nas peças”. E para reforçar isso, seguranças e câmeras monitoram todo o local. Acredito que hoje em dia isso não existe mais. Mas é sempre bom ficar atento.

Logo na entrada, deparamos com as roupas usadas no filme do Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008). Com direito a roupa completa do Coringa, do Batman e as quatro máscaras de palhaço usadas na cena inicial do filme.

E não para por aí, entre os diversos itens, o acervo também possuí roupas e peças originais dos filmes Watchmen (2009), 300 (2007) e Matrix (1999 a 2021). Séries de TV também tem seu espaço no museu, roupas usadas pelo elenco de The Big Bang Theory (2007 – 2019) estavam expostas juntamente com outros sucessos do estúdio. O segundo andar do museu era inteiro reservado para a saga de Harry Potter (2001 a 2011), com roupas, cenários e objetos utilizados nos filmes.

Na sequência, conhecemos o estúdio onde era gravada a série The Big Bang Theory. O guia explicou o processo de gravação, e pode acreditar, as risadas que ouvíamos nos episódios são realmente de uma platéia que assiste ao vivo no local. Hoje já se sabe disso, mas na época foi uma novidade, pelo menos para mim.

Para isso, bastava comprar o ingresso pela internet para assistir a gravação de um episódio. É muito provável que hoje em dia ainda seja possível acompanhar as gravações das sitcoms.

O processo de gravação consistia em cinco dias. Primeiro os atores recebem o roteiro e passam o texto, no dia seguinte passam o roteiro com marcação de cena. Já no terceiro dia é realizada a gravação com a platéia (Se alguma piada não fizer sucesso, eles alteram o roteiro na hora). Os últimos dois dias são de finalização do episódio com edição e sonorização.

Após conhecermos um pouco da magia dos seriados da Warner, fomos a um local onde estão alguns carros utilizados em filmes, como Gran Torino (2008), Os Gatões (2005), Batman (1989), entre outros.

Visitamos também um acervo de objetos de cena. Com estátuas, aparelhos de telefones, lustres, sofás e tudo o que é preciso para compor um set de filmagem. E tudo pode ser alugado por outros estúdios e produtoras.

Uma das séries mais rentáveis para a Warner foi o Friends (1994 -2004). E com o término do seriado, os objetos de cena estão expostos para visitação. O Central Perk, café que os amigos Ross, Rachel, Joey, Phoebe, Chandler e Monica se encontravam, está reproduzido com perfeição.

E como não podia deixar de ser, o passeio termina onde começou, na loja de souvenirs da Warner. Esse passeio é imperdível para os cinéfilos de plantão e na época teve um custo de US$49,00 por pessoa, hoje esse valor é US$76,00 por pessoa. Se você tiver a oportunidade de visitar Los Angeles, faça esse passeio. Como faz muito tempo que fui, com certeza muita coisa mudou, não vejo a hora de voltar.

Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!! 

E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial

Onde o vasto universo do entretenimento entra em cena!

2025 Universo em cena -Todos os direitos reservados.