
Por Guto Bastos
Quando um filme é inspirado em uma história real, isso por si só já desperta o interesse do público. Mesmo que a produção tenha elementos de ficção e não reproduza os acontecimentos com total precisão, o simples fato de ser baseada em fatos reais já aguça a curiosidade e cria uma conexão imediata com quem assiste.
Agora imagine estar em uma loja da Apple em Amsterdã e entrar um cara armado. Foi exatamente isso que aconteceu em fevereiro de 2022, quando um homem invadiu a Apple Store da praça Leidseplein e tomou um refém sob exigência de 200 milhões de euros em criptomoedas.

O filme nos apresenta o Ilian Petrov, um visitante búlgaro que só queria comprar AirPods depois de perder os seus. Sua rotina foi interrompida por um cara camuflado, armado e ameaçando explodir tudo se suas demandas não fossem atendidas. Entre os clientes, quatro conseguem se esconder no estoque, alguns vão para o andar de cima e fora da loja, as ruas são tomadas pela polícia, deixando todo mundo em alerta. No final das contas, o sequestrador tem apenas um refém nas mãos Ilian Petrov.
Em iHostage temos uma perspectiva múltipla. A narrativa não foca apenas no lado do refém ou do sequestrador, acompanhamos também os bastidores das negociações, a angústia dos reféns escondidos, e o peso da responsabilidade dos negociadores e da polícia. Entra em cena Lynn (Loes Haverkort), que tenta manter a situação sob controle do outro lado da linha.
E por falar em reféns, um dos que estavam escondidos no andar de cima chegou a postar nas redes sociais o que estava acontecendo em tempo real. Algo que, honestamente, não parece nada improvável, afinal hoje em dia as pessoas compartilham tudo em troca de likes.
Enquanto isso, quatro pessoas seguiam escondidas no estoque da loja, e uma situação em particular chamou a atenção. Em certo momento, uma delas começa a passar mal, com sintomas que sugerem um possível infarto. Como um dos reféns estava em contato constante com a polícia, surgiu a ideia de colocar uma médica na linha para orientá-lo. E qual foi a solução encontrada? Usar um Apple Watch para monitorar os batimentos cardíacos, claro. Bem conveniente.

No final das contas, o filme holandês até consegue transmitir alguma tensão, mas escorrega em alguns aspectos como a falta de profundidade no personagem do sequestrador. Mas se você estiver procurando algo na Netflix e gosta de filmes baseados em fatos reais, essa talvez seja uma opção.
NOTA

Confira o trailer de iHostage (2025)
Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:
iHostage (2025)
IMDB – 5,7/10
https://www.imdb.com/pt/title/tt31181421/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_8_nm_0_in_0_q_ihosta
LETTERBOXD – 2,2/5
https://letterboxd.com/film/ihostage
ROTTEN TOMATOES – —- Crítica / 19% Público
https://www.rottentomatoes.com/m/ihostage
Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!!
E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial