
Por Guto Bastos
Finalmente consegui assistir ao filme Pecadores (2025) de Ryan Coogler. E vou dizer uma coisa, deveria ter assistido no cinema. Se a experiência de assistir em casa já foi boa, imagina na tela grande, com som de qualidade e aquela imersão que só a sala de cinema pode proporcionar. Aposto que você já assistiu a alguns filmes e pensou: “Esse deveria ter assistido no cinema”. Pois é, esse é o caso aqui.
Pecadores é um filme que se passa em 1932 e acompanha os irmãos gêmeos Smoke e Stack (ambos interpretados por Michael B. Jordan) que voltam a sua cidade natal para abrir um clube de blues. Eles imaginam um refúgio para a comunidade negra local, onde podem beber, dançar e ouvir música sem serem incomodados. Mas não é o que realmente acontece.
O que começa como um sonho cultural e espiritual se transforma num confronto sangrento com forças sobrenaturais que refletem o terror real do Ku Klux Klan. Os vampiros do filme são uma alegoria viva para mostrar o racismo estrutural. Coogler aqui, transforma o gênero de terror em ferramenta política ao fundir vampirismo com a história racial dos Estados Unidos.
E isso é feito com maestria, tanto pela direção quanto pelas atuações que estão incríveis. Isso sem contar, a fotografia, trilha sonora e figurinos. Um destaque para Michael B. Jordan que interpreta os gêmeos Smoke e Stack. Enquanto Smoke busca redenção e construção comunitária através da música e da arte, Stack se atrai por poder e imortalidade. E essa diferença é perceptível por conta da atuação de Jordan.

O restante do elenco também está muito bem no filme, cada um desempenhando seu papel dentro da trama. Mas é na forma de contar essa história que está seu grande trunfo, mérito do diretor e roteirista Ryan Coogler, que se firma cada vez mais na indústria de Hollywood. Que além de Pecadores (2025), tem em seu currículo os dois filmes do Pantera Negra (2018 – 2022) e Creed: Nascido para Lutar (2015).

Alguns aspectos dos filmes de vampiros que conhecemos estão presentes em Pecadores, como ter que convidar para entrar em um local, mortes com estaca, sede por sangue e por aí vai. Mas não é isso que faz esse um ótimo filme, eu diria que é todo o pacote, cada peça se encaixa perfeitamente nas suas 2 horas e 17 minutos de duração que você nem sente passar.
Se quiser conferir, o filme está disponível no Max.
NOTA

Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:
Pecadores (2025)
IMDB – 7,7/10
https://www.imdb.com/pt/title/tt31193180/?ref_=fn_all_ttl_1
LETTERBOXD – 4,2/5
https://letterboxd.com/film/sinners-2025
ROTTEN TOMATOES – 97% Crítica / 96% Público
https://www.rottentomatoes.com/m/sinners_2025
Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!!
E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial