
Por Guto Bastos
Confesso que não me empolguei para ir assistir Thunderbolts* no cinema, muito devido ao histórico dos últimos filmes da Marvel como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023), Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023), As Marvels (2023), Capitão América: Admirável mundo novo (2025). Desses todos, na minha opinião, apenas o Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023) se salva. E Thunderbolts* (2025) até é um bom filme, nada muito além disso.
A história gira em torno de um grupo de anti-heróis formado por Yelena Belova (nova Viúva Negra), Bucky Barnes (Soldado Invernal), John Walker (o ex-Capitão América), Alexei Shostakov (Guardião Vermelho) e Ava Starr (Fantasma). Diferente dos heróis tradicionais, como os Vingadores, os membros dos Thunderbolts têm motivações próprias e, em muitos casos, uma moralidade mais flexível. Juntos eles são obrigados a formar uma equipe para lutar contra um novo mal.

E por falar em mal, o vilão aqui é o Sentinela, interpretado por Lewis Pullman. Uma espécie de rato de laboratório que acorda em um bunker e ao longo do filme vai descobrindo seus poderes. Sentinela se mostra um ser muito poderoso fazendo com que os Thunderbolts não sejam páreo para sua força. Desencadeando em uma cena de conclusão um pouco questionável. Mas não vou contar aqui como os Thunderbolts vencem o Sentinela para não dar spoilers, vai lá, assiste e tire suas próprias conclusões.
A líder da equipe é a personagem Valentina Allegra de Fontaine, interpretada pela atriz Julia Louis-Dreyfus, que assume um papel semelhante ao de Nick Fury no filme, mas com uma abordagem distinta. Embora não tenha o carisma icônico de Samuel L. Jackson, ela até consegue entregar uma boa atuação, já que é uma boa atriz.

O elenco está bem entrosado, o que é algo bem positivo para o desenrolar da história. Destaque para o ator David Harbour que interpreta o Guardião Vermelho. Ele serve de alívio cômico do filme, e está sempre com muita energia em sua atuação. As cenas de luta são bem coreografadas e graças ao entrosamento do elenco, esses momentos de ação fluem de maneira dinâmica.
A direção é feita por Jake Schreier, que ganhou destaque principalmente por seu trabalho em filmes independentes, e tem no currículo o filme Frank e o robô (2012), Cidades de papel (2015) e a série da Netflix Treta (2023), onde dirigiu 6 episódios.

Embora Thunderbolts* não traga muitas inovações, é um filme competente e cumpre seu papel ao fechar a controversa Fase 5 da Marvel no cinema. Resta saber se o que vem por aí, com a volta do ator Robert Downey Jr., é apenas um ato de desespero do estúdio em tentar voltar aos tempos de ouro no cinema ou uma jogada de mestre.
NOTA

Confira o trailer de Thunderbolts* (2025)
Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:
Thunderbolts* (2025)
IMDB – 7,2/10
https://www.imdb.com/pt/title/tt20969586/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_7_nm_1_in_0_q_Thunderbolts
LETTERBOXD – 3,6/5
https://letterboxd.com/film/thunderbolts
ROTTEN TOMATOES – 88% Crítica / 93% Público
https://www.rottentomatoes.com/m/thunderbolts
Acompanhe o Universo em Cena para mais conteúdos como este!!!
E siga nosso perfil no Instagram, @universoemcenaoficial