Por Débora Lima

Por Débora Lima

Veremos 5 filmes que têm muito em comum além da direção de Tim Burton. Todos compartilham uma estética única e um universo visual marcante, onde o sombrio, o excêntrico e o sensível convivem em perfeita harmonia.
Uma das principais características desses filmes é a presença de personagens “fora do padrão”, figuras solitárias, excêntricas ou marginalizadas, que muitas vezes são mais humanos e sensíveis do que os que aparentam ser “normais”. Tim Burton transforma o estranho em algo poético, e o bizarro em beleza.

Outro ponto em comum é o estilo visual fortemente influenciado pelo gótico, com cenários distorcidos, sombras intensas e ambientes que parecem saídos de um pesadelo encantador. Ao mesmo tempo, suas histórias abordam temas profundos como morte, rejeição, trauma e identidade, mas sempre com humor ácido, sensibilidade e um toque de fantasia.

A trilha sonora, sempre assinada por Danny Elfman, também é uma marca registrada que ajuda a criar a atmosfera emocional e mágica de cada filme. Mais do que entretenimento, essas obras funcionam como críticas sutis à sociedade. Em cada história, Tim Burton nos convida a ver o mundo pelos olhos dos excluídos  e a descobrir que, muitas vezes, a verdadeira beleza está no que foge da norma.



Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem (1988)


Misturando humor negro, efeitos práticos criativos e uma estética única, Beetlejuice é uma sátira sobrenatural irreverente que consagrou Tim Burton como um dos diretores mais originais de Hollywood. Após morrerem em um acidente de carro, o jovem casal Adam e Barbara Maitland descobre que ficou preso como fantasmas em sua antiga casa. Quando uma família excêntrica da cidade se muda para o local, os Maitlands tentam assustá-los para que vão embora mas não têm sucesso.

Desesperados, eles recorrem aos serviços de Beetlejuice, um “bio exorcista”profissional do submundo: Beetlejuice, especializado em expulsar os vivos. No entanto, Beetlejuice rapidamente se torna um problema muito maior do que a própria presença dos novos moradores. Enquanto isso, Lydia, a adolescente gótica e sensível da nova família, começa a se conectar com os fantasmas de forma inesperada.

Edward Mãos de Tesoura (1990)


É uma fábula moderna e sombria que conta a história de Edward, uma criatura artificial criada por um inventor excêntrico. Antes que pudesse terminar sua obra, o inventor morre, deixando Edward incompleto e com tesouras no lugar das mãos.

Vivendo isolado em um castelo gótico no topo de uma colina, Edward é descoberto por Peg, uma vendedora de cosméticos que o leva para viver com sua família em um bairro suburbano. Lá, ele chama atenção tanto por sua aparência incomum quanto por seu talento artístico ao usar as tesouras para criar esculturas em arbustos, penteados e até esculturas de gelo. Apesar de sua gentileza, inocência e criatividade, Edward enfrenta o preconceito, a desconfiança e a crueldade de parte da comunidade. Ele também se apaixona por Kim, a filha de Peg, o que complica ainda mais sua situação.



Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992)


Em uma Gotham City tomada pelo crime e pela corrupção, surge uma figura misteriosa e mascarada que combate os criminosos nas sombras: o Batman. Enquanto o bilionário Bruce Wayne luta para manter sua identidade secreta, surge um novo inimigo — o insano e carismático Coringa, um criminoso que espalha o caos com humor sádico e planos mirabolantes.

Já em Batman: O retornro, ele enfrenta dois novos inimigos: o Pinguim, um ser deformado que vive nos esgotos e deseja vingança contra a sociedade, e a Mulher-Gato, uma mulher que renasce com uma nova identidade felina após sofrer uma tentativa de assassinato. Enquanto a cidade é manipulada por figuras corruptas, Batman luta não só contra os vilões, mas também contra seus próprios dilemas morais.



A Noiva-Cadáver (2005)


Em uma cidade cinzenta e sombria, o tímido Victor Van Dort, filho de novos-ricos, está prestes a se casar com Victoria Everglot, filha de uma família aristocrática falida. O casamento é arranjado, mas os dois acabam se apaixonando.

Enquanto ensaia seus votos de casamento na floresta, Victor os recita de forma tão sincera que acidentalmente os pronuncia diante do cadáver de Emily, uma noiva abandonada que acredita agora estar casada com ele. Victor é então levado ao Mundo dos Mortos, um lugar surpreendentemente mais vibrante e acolhedor que o dos vivos. Preso entre dois mundos, e entre duas noivas, Victor precisa decidir com quem realmente deseja ficar, e qual é o seu verdadeiro lugar.


A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

.

Charlie Bucket é um garoto humilde que vive com sua família em uma pequena e pobre casa. Um dia, o excêntrico e misterioso Willy Wonka, dono da maior fábrica de chocolates do mundo, anuncia que esconderá cinco bilhetes dourados em suas barras de chocolate. Quem encontrá-los poderá visitar a fábrica e concorrer a um prêmio especial.

Charlie é um dos cinco escolhidos. Junto com outros quatro crianças mimadas e seus acompanhantes, ele entra em um mundo mágico, surreal e cheio de armadilhas. Aos poucos, os visitantes vão sendo eliminados por conta de seus defeitos de caráter, enquanto Charlie se mostra humilde, honesto e generoso, qualidades que impressionam Wonka.

Gostou desse Top 5? Então não deixe de acompanhar o Universo em Cena para mais listas!!! E siga nosso perfil no Instagram também, @universoemcenaoficial

Onde o vasto universo do entretenimento entra em cena!

2025 Universo em cena -Todos os direitos reservados.