Por Guto Bastos

Adaptar jogos de videogame para outra mídia é sempre difícil, isso porque nos jogos é você quem controla o personagem principal da história. Quando isso se perde, no caso de um filme por exemplo, essa interação e imersão é deixada para trás. Você passa de jogador a telespectador e é o que acontece com o filme Until Dawn: Noite de Terror (2025).

Joguei o game já faz um tempo e me lembro que gostei tanto da história quanto da jogabilidade. Um dos personagens do jogo de 2015 é o ator vencedor do Oscar Rami Malek, que participou da série Mr. Robot (2015 – 2019) e interpretou o cantor Freddie Mercury no filme Bohemian Rhapsody (2018), papel esse que lhe rendeu o Oscar de melhor ator.

No filme acompanhamos Clover, uma jovem que procura por sua irmã desaparecida Melanie. Nessa busca, ela leva seus amigos ao vale remoto na Glore Valley. A partir daí, as coisas começam a ficar esquisitas. A começar pelo local onde eles foram parar, uma clareira onde existe um centro para visitantes que chove somente em volta. Não demora muito para as mortes começarem a acontecer e das formas mais diferentes possíveis.

A cada morte, o dia reinicia. Presos em um loop temporal, eles precisam sobreviver até o amanhecer. Ao longo da trama, descobrem que morrer 13 vezes transforma a vítima em um monstro Wendigo, algo já ocorrido com Melanie. E assim a história segue em frente, todos morrem e tudo começa novamente. Nenhuma novidade, já que existem várias produções com loop temporal, mas cada uma à sua maneira.

O antagonist­a, Dr. Hill (Peter Stormare), repete seu papel do jogo de 2015, manipulando o loop como parte de seus experimentos. E aqui não fica claro como isso acontece. A parte divertida é acompanhar como cada personagem vai morrer em uma nova tentativa de fugir do local. O que me lembrou um pouco a franquia Premonição.

O filme é dirigido por David F. Sandberg que tem em sua filmografia filmes como Annabelle 2 (2017) e os dois filmes do herói da DC Comics Shazam! (2019 – 2023). Em alguns momentos Sandberg até consegue gerar um suspense, mas sem muitas novidades ao gênero de terror, ele optou por fazer muitas cenas de forma prática, dando mais realismo à história mas não foge muito disso.

Until Dawn: Noite de Terror (2025) fica na média dos filmes baseados em jogos de videogame, se você estiver afim de assistir um filme de terror divertido, mas sem grandes novidades, essa talvez seja uma opção. Se quiser conferir, o filme está disponível no HBO Max.

NOTA 

Repercussão do filme até a data de publicação deste texto:

Until Dawn (2025)

IMDB – 5,8/10

https://www.imdb.com/pt/title/tt30955489/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_7_nm_1_in_0_q_until%2520d

LETTERBOXD – 2,6/5

https://letterboxd.com/film/until-dawn-2025

ROTTEN TOMATOES – 53% Crítica / 67% Público

https://www.rottentomatoes.com/m/until_dawn_2025




Onde o vasto universo do entretenimento entra em cena!

2025 Universo em cena -Todos os direitos reservados.